top of page

Institucional

História de Almirante Tamandaré

Almirante Tamandaré, município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2020 era de 120.041 habitantes conforme dados do IBGE. Está a uma altitude de 950 metros acima do nível do mar.

 

O ouro e sua exploração estão relacionados ao desenvolvimento deste município, que foi desmembrado de Colombo com o nome de Timoneira em 28 de outubro de 1947. Em 24 de março de 1956 houve a reintegração de seu antigo e tradicional nome de Almirante Tamandaré através da Lei Estadual nº 2.644, em homenagem ao Marquês de Tamandaré, almirante e patrono da Marinha do Brasil. Entre seus potenciais, encontra-se a atividade extrativa mineradora, com cerca de 20 indústrias de cal e calcário situadas próximo à Rodovia dos Minérios (PR-092). Possui, também, quatro fontes produtoras de água mineral que são engarrafadas e comercializadas. Criado através da Lei Estadual nº 2, de 28 de outubro de 1947, e instalado em 6 de novembro do mesmo ano, teve seu território desmembrado de Colombo.

 

Os habitantes e os naturais do município são denominados tamandareenses. Está localizado na Mesorregião Metropolitana de Curitiba, mais precisamente na Microrregião de Curitiba, estando a uma distância de 15 km da capital do estado, Curitiba.

Vector-PDF-map-of-Almirante-Tamandare-Brazil_edited.png

Oficial registrador: 

Nome: Michel Abilio Nagib Neme.

Nome do Substituto: Regiane Lambert Fernandes.

CNS: 08.525-8.

CNPJ: 48.743.818/0001-20.

Para mais informações sobre esta Serventia, visite o Portal da Transparência do Foro Extrajudicial em:

https://extrajudicial.tjpr.jus.br/informacoes-das-unidades-extrajudiciais

bottom of page